TEL BARCELOS: 939 409 941TEL ERMESINDE: 919 105 825HORÁRIO: SEG-SEXTA 09:30-13:00 | 14:30-19:30 | SÁB 09:30-13:00

Como recuperar a saúde bocal depois das férias de verão

naom_58cf9e140fae3-1200x675.jpg

O cuidado dos dentes e das gengivas não é apenas a escovagem regular, usar fio dental e visitar o dentista. As decisões que tomamos todos os dias em relação aos alimentos e bebidas que consumimos também afeta nossa higiene oral. Se tem que ter cuidado durante o ano, o mesmo se deve passar durante as férias, é que normalmente temos tendência a consumir uma grande quantidade de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Estamos de volta das férias e queremos voltar ao normal da dieta para cuidar do corpo e da saúde dental, vejamos que alimentos favorecem  a saúde dental:

Alimentos a evitar:

• Refrescos: Refrigerantes podem ser extremamente prejudiciais para os dentes, bem como para a saúde em geral. Eles têm um elevado nível de acidez que pode corroer o esmalte dos dentes. Isso eventualmente pode levar a sérios problemas de saúde dentários como gengivas, doença cárie dentária e até mesmo a perda do dente. Uma dica, não abuse dessas bebidas!
  • Álcool: Muitas bebidas alcoólicas são muito ácidos e algumas também muito açucaradas, contribuindo para a erosão do esmalte dentário e causar cáries. Bebidas, como vinho tinto também mancham os dentes, porque são ricas em taninos e cromogéneo que promovem a descoloração dos dentes.
  • Doces: bolos, doces, chocolates e outras guloseimas açucaradas devem ser consumidos com moderação. Todos os alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcar refinado são ruins para o corpo se muito é consumido. Tente evitar alimentos que são açucarados e tendem a ficar com os dentes, como chocolates, doces, chocolate, etc.

Alimentos que ajudam os dentes:

• Chá verde: Em vez de beber álcool, café ou chá preto após as refeições, experimente um pouco de chá verde. Esta bebida quente tem sido associada a inúmeros benefícios orais, tais como prevenção de cáries, gengivas saudáveis, menos risco de perda de dentes e até mesmo a saúde a prevenção do cancro oral. O chá verde contém compostos antibacterianos e anti-inflamatórias que ajudam a combater as bactérias na boca e prevenir e eliminar a placa bacteriana. Não só beber o chá verde ajuda a manter os dentes saudáveis, mas também foi demonstrado reduzir o risco de doença do coração, diabetes, hipertensão e depressão.
  • Água: água é essencial para o corpo, incluindo a boca. A água ajuda a manter sua boca húmida, lavagem ajuda a limpar o açúcar, ácido e bactérias dos dentes, gengivas e língua.
  • Produtos lácteos: O consumo de produtos lácteos tem sido associada com uma melhor saúde oral. Os produtos lácteos ajudam a manter os níveis de pH da sua boca firme, o que pode reduzir o risco de cáries em desenvolvimento. Eles também são uma boa fonte de cálcio, que é vital para a saúde dos dentes.
  • Alimentos fibrosos: alimentos fibrosos, como a maioria dos vegetais crus são benéficas para os dentes e estômago. Porque o consumo destes alimentos significa mais mastigação, boca produz mais saliva, o que ajuda a manter a boca limpa.