TEL BARCELOS: 939 409 941TEL ERMESINDE: 919 105 825HORÁRIO: SEG-SEXTA 09:30-13:00 | 14:30-19:30 | SÁB 09:30-13:00

Visita Alex Telles

Prancheta-1-cópia-2-1200x1499.png

Após o término do campeonato foi altura do atleta Alex Telles nos visitar para fazer uma nova consulta de rotina antes de partir de férias.

O desempenho desportivo é diretamente afetado pela alimentação e pela digestão dos alimentos, que começa na cavidade oral. Na presença de lesões de cárie e falta de dentes posteriores este processo torna-se mais difícil e menos eficiente. A digestão irregular diminui o aproveitamento dos nutrientes e, consequentemente, a produção de energia necessária para o desempenho de atividades físicas.

Dores de dentes estão também associadas à dificuldade em dormir e aumento de stress, que baixam o rendimento dos atletas. Relativamente à recuperação, a American Dental Association demonstrou a relação direta entre uma cicatrização e recuperação mais lenta em desportistas que apresentavam inflamações e infeções orais. As consequências de uma má saúde oral passam por uma baixa capacidade aeróbica e cansaço prematuro.

Há uns anos, tivemos um caso que relata bem estes estudos e a correlação da saúde oral com o desempenho desportivo: um jogador de futebol da 1ª divisão, que estava lesionado há alguns meses e constantemente no banco, veio a uma consulta de check-up regular onde, ao realizarmos uma radiografia panorâmica e uma TAC, despistámos um quisto no osso maxilar. Após a remoção do mesmo, foi notável uma recuperação mais rápida e o jogador até voltou à titularidade.

Outra questão importante é a oclusão (maneira como os dentes de cima encaixam nos de baixo). Uma descompensação micrométrica pode levar a problemas musculares na nuca, pescoço e ancas. Nomeadamente, dores musculares e fadiga.

Copyright © 2018 Sérgio Barreto