TEL BARCELOS: 939 409 941TEL ERMESINDE: 919 105 825HORÁRIO: SEG-SEXTA 09:30-13:00 | 14:30-19:30 | SÁB 09:30-13:00

Risco de cancro de mama é até três vezes superior em mulheres com doença das gengivas

Estudo recente descobre que as mulheres que sofrem de doença das gengivas são até três vezes mais propensas a desenvolver cancro de mama.

O estudo (*) foi publicado no Journal of Community Dentistry and Oral Epidemiology, envolvendo mais de 200 mulheres, separadas em dois grupos – as que foram diagnosticadas com cancro de mama e as que não tinham antecedentes ou sinais da doença.

As conclusões mostraram que as mulheres com periodontite , tinham probabilidade de desenvolver cancro da da mama duas a três vezes maiores

Os pesquisadores acreditam que essa ligação se pode apoiar na teoria de que o cancro da mama poderia ser desencadeado como resultado de uma inflamação sistémica com origem nas gengivas infetadas; sugerem também que as bactérias orais podem entrar no sistema circulatório através das gengivas, podendo afetar o tecido mamário.

O Dr. Nigel Carter OBE, CEO da Oral Health Foundation, acredita que o estudo fornece evidências adicionais de que o cancro pode estar associado a inflamações crónicas e a infeções.

O Dr. Carter comentou que a pesquisa mostra que há evidências para sustentar a teoria de que a doença das gengivas pode ter um impacto muito maior na saúde de todo o corpo, sugerindo que a periodontite está associada a casos de cancro da mama e isso pode ser através da propagação da infeção e inflamação com origem na boca.

É importante reconhecer que a doença das gengivas não causa cancro de mama ou qualquer outra forma da doença e continua a ser visto como apenas uma associação.

Mais pesquisas são necessárias para identificar o relacionamento específico

Segundo o Dr. Carter se podemos estudar doença periodontal e cancro de mama noutras populações, e se pudermos fazer um estudo mais detalhado das características da doença periodontal, isso ajudaria a entender mais sobre o relacionamento”.

Estudos já identificaram as ligações entre a doença das gengivas e condições potencialmente fatais como doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes e até mesmo demência.

O Dr. Nigel Carter OBE, diretor executivo da Oral Health Foundation disse ainda que os riscos para a saúde associados à doença das gengivas definitivamente não estão limitados à boca, há evidências claras de que estão associados problemas de saúde extremamente graves.

Este problema é ainda pior devido à prevalência da doença nas gengivas, estima-se que afeta a metade de todos os adultos no Reino Unido e que cerca de 15% dos adultos sofrem de periodontite severa.